sábado, 29 de setembro de 2018

LÍDERES DILIGENTES COM O REBANHO CONSTROEM PONTES PARA A SAÚDE ESPIRITUAL DAS OVELHAS

“Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, e, ainda, de que sempre guardais grata lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como, aliás, também nós a vós outros,”
1 Tessalonicenses 3:6

O zelo dos apóstolos pelas ovelhas do rebanho do Senhor pode ser notado na expressão “mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor.” [1 Tessalonicenses 3:5].

Eles pretendiam obter informações acerca do estado da fé dos cristãos tessalonicenses. O regresso de Timóteo trouxe boas notícias, muito além das suas expectativas, as quais apontavam para uma fé estável, um amor visível e prático, bem como, para as agradáveis lembranças que os tessalonicenses nutriam para com os apóstolos, a ponto de terem o intenso desejo de vê-los novamente!
.
Os apóstolos exerciam uma atividade pastoral muito amorosa para com os tessalonicenses, pois eles, não apenas procuravam conhecer o estado espiritual deles, como também eram extremamente cuidadosos em sua atividade pastoral para com eles. Eles praticavam, portanto, o que está escrito em Provérbios 27:23, que nos diz: “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos”. Duas importantes palavras aplicáveis à prática pastoral são apresentadas neste versículo: “conhecer” e “cuidar”.

Não queremos, porém, ser descuidados quanto ao que ora afirmamos, pois não desconhecemos o fato de que o norte hermenêutico de Provérbios 27:23, parece ser Provérbios 27:24, onde se diz: “porque as riquezas não duram para sempre, nem a coroa, de geração em geração”. Em outras palavras, o que se aborda nestes versículos tem como pano de fundo as riquezas no sentido material.

Porém, o próprio Senhor nos disse: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?” [Marcos 8:36-37]. A alma humana, portanto, foi qualificada por Nosso Senhor como uma riqueza em escala superior às riquezas materiais.
.
Portanto, em que pese o norte hermenêutico acima apontado, por ser a alma humana uma riqueza com dimensões superiores à riqueza material, não nos pareceu ser desarrazoado aplicar Provérbios 27:23 à prática pastoral.

Os apóstolos, portanto, cumpriram Provérbios 27:23, pois procuraram conhecer o estado espiritual das ovelhas em Tessalônica e desempenharam para com eles uma atividade pastoral especialmente cuidadosa!

Líderes que são diligentemente cuidadosos com o rebanho de Cristo, estando atentos para com o seu estado espiritual, são líderes que constroem pontes para que o rebanho tenha uma fé estável, um amor visível e prático e tenham boas lembranças a respeito de sua liderança espiritual!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: