terça-feira, 25 de setembro de 2018

EXORTAR, CONSOLAR E ADMOESTAR PARA A GLÓRIA DE DEUS


“E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.”
1 Tessalonicenses 2:12

O texto de 1 Tessalonicenses 2:12 faz uso de três importantes palavras: Exortamos, consolamos e admoestamos. Estes três vocábulos, como adequadamente compreendidos, promovem um vigoroso ensinamento para a vida espiritual dos filhos de Deus.

O vocábulo grego παρακαλεω [parakaleo], traduzido como “exortação”, tem o sentido de chamar alguém para o lado daquele que chama, com o propósito de encorajá-lo a fazer algo que pode e precisa ser feito.

O vocábulo grego παραμυθεομαι [paramutheomai], traduzido como “consolar”, tem o sentido de falar algo a alguém, estando ao seu lado, com o propósito de acalmá-lo, oferecendo alívio em tempos de aflição, sofrimento ou tribulação.

O vocábulo grego μαρτυρεω [martureo], traduzido como “admoestar”, tem o sentido instruir alguém, para adverti-lo, a partir de experiências pessoais ou daquilo que obteve por iluminação divina, a interromper o que está fazendo e não deveria continuar a ser feito.

O foco de cada um destes vocábulos, exortar, consolar e admoestar, é fazer com que aqueles que recebem a exortação, o consolo e a admoestação ,vivam por modo digno de Deus, glorificando-o em tudo o que fazem ou deixam de fazer! Quem exorta, consola ou admoesta, deve fazê-lo cheio de amor e com o propósito de ver Deus sendo glorificado!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: